segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA 1...

Oi pessoal... final de semana recheado de atividades.. Sábado à noite decidi assistir a novela comendo um belo combinado de salmão para homenagear nossa semana, e após essa fartura um filme: Sex and the City 1, velhinho, mas bem girl movie

Pois então, para dar início ao nosso tema da semana iremos falar sobre o leite... 

Mas o leite nem faz parte da vida dessas pessoas, certo?! Certíssimo, e para completar, deixo dito que eles não tem problema com a quantidade de cálcio na alimentação.

Eles tem índices mínimos de osteoporose, além de pouca incidência de doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia - aumento do colesterol), vivem em média 81 anos segundo o Ministério da Saúde e tem pela alimentação um capricho enorme, preservando o sabor e os nutrientes de cada ingrediente. 

Bem, por ele não fazer parte da alimentação deles é que iremos colocar os "pontos positivos" de não consumí-lo em exagero. Não que sou contra ele, mas o exagero com que o povo ocidental vem o introduzindo na alimentação sim, é um descaso

Uma vez, um casal de amigos, me disse que o povo oriental diz que a população da América tem cheiro de leite... já pensou!!! Isso devido a nossa alimentação. 

A primeira coisa que as pessoas me perguntam quando eu sugiro a diminuição (não exclusão na maioria dos casos) do leite é: "E o cálcio???"

Gente, o cálcio está presente em vários alimentos e para a absorção dele é necessário, principalmente, nutrientes como o magnésio e vitamina D. Além do que, a natureza não é tão ingênua de colocar um importante mineral em apenas uma fonte, correto. 

O cálcio é importante sim, e alguns sintomas simples de sua deficiência são: câimbras, palpitações cardíacas, pressão arterial elevada, dores nas costas e nas pernas, insônia, cólicas menstruais, cabelos que caem, além de desordens nervosas. 

Para se possuir uma absorção suficiente desse mineral é importante levar em conta 2 importantes fatores: uma função digestiva correta, com presença de enzimas suficientes e um intestino funcionando de maneira adequada, lembra quando falamos de disbiose???(UNHAS... PODER TOTAL!). 

Voltando ao leite... ele é uma boa fonte de cálcio, mas é um alimento com uma quantidade não suficiente de magnésio, o que faz com que a sua absorção seja deficiente. Além do que, ele possui uma proteína (a betalactoglobulina) a qual nós seres humanos não conseguimos digerir, ou seja, ela fica inteira no nosso intestino, prejudicando a absorção dos demais nutrientes. Adicionado a isso, o leite tem o poder de acidificar o sangue. O sangue ácido não pode ficar, senão entramos em choque. O que o organismo faz??? Na tentativa de neutralizar essa reação, ele inicia um processo de retirada de cálcio do osso. E... Pimpa... ou seja, quanto mais leite, mais cálcio fora do osso teremos. Consumir doses enormes de cálcio isolado e de leite só irão piorar o quadro de osteoporose. 

Quem sabe, essa seja uma bela e convincente explicação para esse índice tão pequeno de casos no oriente. 

Agora que fontes são interessantes??? Vegetais de folhas escuras, como brócolis e couve, outros vegetais e frutas no geral também o possuem, além de feijões e tofu (o queijo de soja que também falaremos no decorrer dessa semana). 

Lido, compreendido e entendido... 

Pois bem meus amores, deixo umas fotinhos dessas fontes para estimular o consumo...


E claro... umas fotinhos de um blog que amo, de uma oriental que é uma gracinha e também nos inspira com seu bom gosto... quem sabe isso é efeito da quantidade suficiente de cálcio no organismo dela.




Beijos... e amanhã tem mais...


5 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pelo blog Andressa, super cheio de informações preciosas pro nosso bem estar. Tbm diminui mto a quantidade de leite na minha alimentação e a sua explicação aqui está super completa e de fácil entendimento, adorei!
    Obs.: Amei o filme Sex and The City e tanto eu (Jaque), quanto a Gra adoramos a Aimee do Song of Style!
    Beijocasss querida

    ResponderExcluir
  2. Adoro falar sobre a polêmica do glúten e do leite. Ambos pra mim fazem uma diferença tremenda principalmente em relação a manutenção do peso! Sempre tento indicar para todos os pacientes, só aqueles que não conseguem mesmo acabam mantendo um pouco na dieta...
    Bjs, Juliana (www.nutrindoporentroepofora.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que postar como anônima não sei o que esta acontecendo com a minha conta do google. Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Gatas do Inspiração fashion... vocês também são ótimas... continuem acompanhando sempre...

    Beijos meninas...

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Ju... Mas quanto mais pessoas seguirem e verem os resultados melhor, né...

    Beijo grande e continuamos nutrindo essa galera...

    ResponderExcluir

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com