sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIA 5...

UHUUUUUU... E chega ao fim a jornada oriental... vamos que vamos então... 

Gente hoje iremos falar um pouquinho sobre a soja... Ela mesma, pois tantos falam bem e tantos falam mal... mas o que pensar afinal????

Primeiramente diria que a soja é um alimento de fonte proteica e por isso muito utilizada como substituto ao leite de vaca, principalmente em pessoas que possuem alergia ou são intolerantes a ele. No entanto, a proteína da soja é de difícil digestão, ou seja, dependendo da quantidade que é consumida e da frequencia ela pode sim "saturar" o intestino e causar uma permeabilidade intestinal. E por quê? Porque essas partículas mal digeridas não conseguem ser absorvidas de maneira correta e muitas, como possuem um tamanho maior do que o necessário para a absorção, acabam "forçando" essa parede intestinal, provocando "buracos", ou seja, caminhos maiores para conseguirem serem absorvidos. UFA... esse aumento na parede intestinal é conhecida como permeabilidade intestinal, pois além de partículas maiores que não foram bem digeridas, também fica livre e fácil o acesso de vírus, bactérias e outros microrganismos.

Mas então por que falamos da soja e por que os orientais gostam tanto dela? Porque ela, nesses países, é consumida de forma fermentada ou coagulada, nas formas de missô ou tofu (respectivamente). Essas formas já possuem uma quebra dessa proteína e a sua absorção é facilitada, não causando o quadro de permeabilidade.

No Brasil, o consumo de soja se dá basicamente por extrato de soja (vulgarmente chamado de leite de soja), proteína texturizada de soja ou em grãos cozidos. Essas formas de soja acabam sendo realmente de difícil digestão e prejudicando o funcionamento adequado do intestino.

No entanto, a soja se consumida em forma de tofu ou missô, como citada anteriormente, é ótima e tem benefícios ao nosso organismo devido a presença de isoflavonas e além, claro, de vitaminas, minerais e proteínas.

As isoflavonas possuem estrutura química semelhante ao estrógeno. Dados experimentais e clínicos têm mostrado que as isoflavonas representam uma alternativa promissora na prevenção e/ou tratamento de sintomas como os da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose. 

No entanto, cuidado... como ela é parecida ao estrógeno, ela também pode  acelerar o desenvolvimento de meninos e meninas fazendo com que sinais de puberdade apareçam antes do tempo previsto. Isso acaba acontecendo muito com crianças que são submetidas a dietas com muita soja já que são intolerantes ou alérgicos ao leite de vaca.

Por isso gente o consumo de soja (em grãos, extrato ou texturizada) é assim, pode sim ser consumido em quantidades não diárias, de 2 a 3X na semana em dias alternados. Se consumido o missô ou tofu, como possui a proteína de certa forma já quebrada pode ser consumida mais vezes na semana. No entanto, pense nas propriedades das isoflavonas e não exagere, ok...

E como consumir isso então... podemos fazer pasta de tofu, tofu grelhado, como acompanhamento de sopas, sopas com missô, pastas de missô, bolinhos de soja... enfim, onde a criatividade nos deixar levar...





Só para terminar... vocês sabiam que shoyo nada mais é que soja em chinês???? Tudo entendido então...

Beijo gente e até mais com mais dicas fresquinhas de Nutrição...

FUI... 

2 comentários:

  1. essa é uma informaçao mto importante! e poucos nos orientam da forma correta! mto obgdo Deda, bjos

    ResponderExcluir
  2. gostei tirei minhas duvida sobre a soja

    ResponderExcluir

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com