terça-feira, 7 de junho de 2011

DIA 2...

OIE... o post hoje vai sair mais cedo... que tal?!

Então... vamos falar um pouquinho sobre algas??? 

Pois bem, as algas marinhas fazem parte da alimentação de muitos povos, como os chineses e os japoneses. Entre os ocidentais, seu consumo, ainda reduzido, verifica-se principalmente entre os vegetarianos. Existem vários tipos de algas: gar-ágar (utilizada como gelatina pelos vegetarianos), arame, dulse, hiziki, irish moss, kombu, nori (usada para enrrolar o sushi) e wakame.

Pessoal, as algas marinhas são ótima fonte de iodo, um mineral essencial ao correto funcionamento da tireóide. Mas outros minerais também fazem parte da sua composição como o ferro, cobre, magnésio, potássio, cálcio (olha ai mais uma fonte para não se ter medo de diminuir o consumo de leite e derivados) e zinco. Além de, a maior parte das algas conterem betacaroteno (provitamina A) e algumas das vitaminas do complexo B

Seus benefícios vão além de apenas vitaminas e minerais. Elas aumentam o volume das refeições pelo seu elevado teor de fibras. È isso mesmo... as fibras tem esse poder. Elas na realidade dão a sensação de  "estufamento" e provocam um esvaziamento do estômago devagar, ou seja, o nosso organismo consegue pensar no que está absorvendo e o que não o interessa, ele consegue fazer a eliminação de maneira adequada, não causando estoques (os chamados - gorduras localzadas).

Hoje já se fala também do poder antioxidante das algas. Só para constar que radicais livres são substâncias importantes ao nosso organismo. Eles participam de várias reações químicas dentro de nós, mas o problema todo é o excesso deles. Com a alimentação  atual que temos (rica em gordura trans, saturada, açúcares, produtos químicos e processos industriais), a quantidade de radicais livres acaba aumentando, e ai sim, eles participam de inúmeras complicações relacionadas com diversos estados patológicos como: diabetes, câncer, problemas na circulação, artrite reumatóide, entre outros. E os antioxidantes????
... É ai que eles entram... como forma de terapia para a prevenção do desenvolvimento e progressão dessas complicações.

Mas cuidado: certas zonas do oceano estão poluídas com metais pesados. Por essa razão, a compra de algas deve ser feita em lojas que assegurem que seus produtos sejam provenientes de regiões não poluídas.

As algas compradas secas e embaladas, conservam-se por muito tempo enquanto fechadas preservando grande parte dos antioxidantes também. 

E como consumí-las??? Agora com o frio uma boa opção é rasgá-las na sopa, mas podemos utilizar, de forma triturada, em cima do arroz, em sanduíches, em omeletes... e como a sua imaginação deixar... HUMMMM!!!!

Beijo amores... deixo algumas fotos para abrir o apetite, as retirei de um blog querido, o Saúde sem glúten, nessa página, em especial, o blog também fala sobre algas, vale a pena dar uma espiada...

E...   Até amanhã...






                                                                                                                                                   
                                                                                                                                  FUI...

4 comentários:

  1. Tomei conhecimento do teu blog pela minha irmã (Rafa Bianchini) e quero te parabenizar. Muito bem feito, interessantíssimo e com conteúdo.
    Parabéns, adorei a matéria sobre o leite.
    Eduardo Bianchini

    ResponderExcluir
  2. Abriu meu apetite com certeza!!!!!
    Beijo e boa semana!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo...Que bom que você gostou e está acompanhando... é isso que nos faz ir em busca de assuntos cada vez mais interessantes e de passar essas informações para frente...

    Acompanhe sempre e se tiver dúvidas ou sugestões... é só postar aqui...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena... que bom... experimente e verás as diferenças no seu corpo...

    Beijão e continue acompanhando...

    ResponderExcluir

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com