quarta-feira, 22 de junho de 2011

DIA 4...

Oi pessoal... Chegando pertinho do final de mais uma missão, UAU... e que missão, pois foi recheada de acontecimentos, compromissos... enfim, mas vamos que vamos... 

Hoje é dia de peixe e peixe me faz lembrar de ômega 3, tcharam.... 

Já conversamos sobre os benefícios dos antioxidantes, certo, principalmente nesses dias de cozinha oriental... Pois bem, eles estavam nas algas (DIA 2...) e também no nosso querido gengibre (DIA 3...)  

Pois bem, além disso os peixes são ótimas fontes de proteína animal, responsáveis pela formação de músculos, sistema imunológico, formação de enzimas, entre várias outras funções...

Peixes como a sardinha, o atum e o salmão são conhecidos pelo seu baixo teor de ácidos graxos saturados e alto teor de ácidos graxos insaturados, especialmente ômega-3. Ácido graxo é a menor porção das gorduras e quando eles são saturados significa que possuem apenas ligações simples entre suas moléculas. E do que ela é capaz??? Essas gorduras são conhecidas por fazerem mal ao organismo, pois são formadoras de "placas de gorduras" e tem o poder de "entupir" os vasos sanguíneos. Ácidos graxos insaturados são considerados gorduras saudáveis ao nosso organismo. Eles são conhecidos por limpar nossos vasos sanguíneos evitando que eles "entupam". 

O acréscimo desses ingredientes nas receitas além de conferir propriedades antiinflamatórias (devido a presença de antioxidante ômega 3) também fornece equilibrio saudável nas porções lipídicas

Agora alguns detalhes são de extrema  importância
1. Saber de onde vem esse peixe. Muitas vezes esses peixes vem de locais onde a poluição é muito grande. Cuidado, pois esses contaminantes químicos acabam intoxicando o organismo humano, principalmente o fígado. 
2. Sempre que comprar peixes de lata, lembre, eles devem vir óleo. Por quê??? Para conservar as gorduras e principalmente o ômega 3, é de fundamental importância que ele esteja em meio oleoso, senão as propriedades serão perdidas com o tempo de contato com o meio. 
3. E cuidar principalmente a origem do salmão... Salmão rico em ômega 3 é salmão que vive em águas frias e profundas e se alimenta do fitoplancton. Hoje existem muitos "criadouros" de salmão, onde eles acabam recebendo ração rica em ômega 3 e com corantes, o que o torna mais rosado. Além disso tudo ele vive em tanques pequenos com lotação máxima, ou seja, o stress é enorme, então de ômega 3 realmente não se tem muita coisa. 


É isso minha gente... Espero que sigam as dicas... 


Deixo uma receita para aqueles que acham que peixe não rola nunca, pois dá cheiro em casa, é difícil de fazer e nada prático. Essa receita é um almoço completo, pois tem proteína de fonte animal e vegetal, carboidratos e verduras... Só acompanharia uma salada verde variada com azeite de oliva e umas sementinhas de girassol... que tal!!!!!



Cuscus de sardinha com quinoa
Ingredientes
1 cebola
4 dentes de alho
1 cenoura
1 xícara de milho congelado
1 xícara de ervilha congelada
1 c. de chá de sal marinho
3 c.s. de azeite de oliva
1 c. de sobremesa de salsinha e cebolinha
1 xícara de quinoa
1 embalagem de molho de tomate 100% natural
300g de sardinha in natura cozida
4 c.s. de azeitona sem caroço
2 xícaras de farinha de milho em flocos
1 c.s. de óleo de girassol
1 ovo caipira
½ xícara de água
Modo de preparo
Cozinhe o ovo por 5 minutos e reserve. Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a cenoura ralada, o molho de tomate, a água, o sal e a quínua. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o milho, a ervilha, as azeitonas picadas e a sardinha* desfiada grosseiramente. Mexa até que o molho volte a ferver. Acrescente, aos poucos, a farinha de milho, em fogo baixo, mexendo bem para que a farinha envolva todo o molho. Desligue o fogo, acrescente o azeite de oliva, a salsinha e a cebolinha e mexa até misturar todos os ingredientes. Unte uma pudineira grande com azeite de oliva.Coloque uma camada fina do cuscus no fundo, disponha os ovos cortados em fatias grossas (4) na lateral da forma. Coloque o restante do cuscus, amassando bem com uma colher.  Desenforme imediatamente. Decore com ramos de salsinha.



Beijos e até o amanhã com o último dia da semana (que durou quase 1 mês) da cozinha oriental com a soja... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com