sexta-feira, 17 de junho de 2011

DIA 3...

Oi pessoal, tudo certo amores... 

Então depois de muito tempo sem nadinha aqui no blog volto a ativa, ainda mais com a intimada da Gossip Trend (obrigado pelo apoio e incentivo)

Pois então... dia 3... dia de gengibre... ou de Zingiber officinale (nome científico).

Amo-o!!! Sim...  

Ele possui muitas propriedades e faz um bem danado ao organismo... 

Ele é muito utilizado pelos orientais como alimento (temperos, puro, para mascar) ou até mesmo para uso local (uso de óleo de gengibre para massagens). 

Eu comecei a utilizar o gengibre nos meus atendimentos principalmente em sucos verde (CHEGUEI!!!... lembram???) 

Pois bem, conhecia a função anti-inflamatória dele para a melhora de processos como tosses, gripes, inflamações, ou seja, aumento da imunidade. E pesquisando mais a fundo, descobri que além disso, ele também possui ação antioxidante. Essas funções se dão possivelmente devido aos seus alcoóis (gingeróis) e cetonas (gingerdiona e zingerona). 

Antioxidantes são substâncias que tem o papel principal de neutralizar radicais livres (RL). As pessoas tem o costume de ter medo de RL, no entanto, saibam que essas substâncias são importantes para que inúmeras reações químicas aconteçam no nosso organismo, o grande problema é o excesso. Claro que no mundo que vivemos, até o ar que respiramos possui RL. Esse excesso sim é responsável pelo mal funcionamento e aparecimento de doenças no nosso organismo como o câncer, por exemplo. E é por isso que o consumo de antioxidantes se faz necessário, para evitar que esse excesso tome conta do nosso "corpitxo" e nos prejudique. 

Depois dessa descoberta comecei a utilizar ele mais e vejam só... ele é um ótimo alimento para ser utilizado em pessoas que tem enjoos e/ou tonturas... Isso lembra alguém ou algum estado físico pelo qual a maioria das mulheres passa??? Gestação: é isso mesmo. Atenção gestantes, não que devam consumir quantidades exageradas de gengibre, mas colocar ele como tempero ou até mesmo mastigá-lo é uma ótima pedida para diminuir esses sintomas. Hoje existem no comércio balas de gengibre naturais que podem ser levadas na bolsa, hein, mas olhem os rótulos, os ingredientes devem conter apenas itens que vocês conheçam, se começar com muitos ANTES, conservantes, acidulantes, espessantes... CUIDADO! Produto artificial por perto). Sabiam que ele é bom também para curar ressaca??? É, pois é... quem sabe essa seja a explicação.  

Bom, tai o nosso terceiro ingrediente mais que demais oriental... Só tomem cuidado com a quantidade gente. O gengibre tem o sabor bem forte, por isso doses pequenas são indicadas. 

Além de sucos, como tempero (Uhummmm, em carnes e legumes fica uma delícia), balas, mastigá-lo, podemos utilizá-lo também como chá... ainda mais que agora é inverno... E lembrem: chá de sachê não... O ideal é fazer a infusão dele e acrescentar um pedaço de gengibre para agregar propriedades. 

Chá de agrião + abacaxi + gengibre e mel para gripe, tosse, resfriado... é show, vale a pena... Nesse caso vale ferver tudo (1 porção de cada) e acrescentar o mel no final, já na caneca.

Beijo amores... mais fotinhos inspiradoras, ok...  








... E uma receitinha, né... enjoy it...

Sopa creme de abóbora com gengibre
Ingredientes
400g de abóbora
2 copos de água
2 ramos de alecrim fresco
3 dentes de alho
1 unidade média de cebola
1 c. de chá de gengibre
1 c. de chá de óleo de canola
Modo de preparo
Pique a abóbora cabotiã e coloque-a para cozinhar no vapor até que fique firme. Deixe esfriar e bata no liquidificador com a própria água do cozimento até obter a consistência de um creme. Pique a cebola, rale o gengibre e amasse os dentes de alho. Em uma panela coloque o óleo de canola para dourar a cebola e o alho amassado. Acrescente o creme de abóbora e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o gengibre ralado e acrescente o sal e o alecrim fresco. Cozinhe em fogo médio por mais 10 minutos mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar. Sirva quente. Acrescente uma colher de sopa de mix de óleos vegetais.  



Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com