terça-feira, 10 de maio de 2011

UNHAS... PODER TOTAL!

Hoje pensei em falar um pouco sobre resfriado, pois é bem o momento... no entanto, já estou desde a semana passada para falar das unhas... então deixarei esse outro assunto para o decorrer dessa semana que apenas começou... 

Pois bem, unhas... são tantas as formas, os esmaltes, as novidades... 


E para ter unhas fortes e bonitas, a indústria lança novidades a todo momento, mas será que é só isso???

Eu diria que vai um pouco além disso... Existem alguns sinais e sintomas que são típicos de falta de nutrientes no organismo, ou por falta de consumo, ou por deficiência de absorção. 

Fiquem atentos aos sintomas e sinais de unhas com manchas brancas (os ditos presentes, na verdade não são não), unhas com estrias na vertical e horizontal, unhas que descamam formando camadas de unhas duplas e unhas frágeis que se quebram ou lascam. 


As unhas são estruturas que nos mostram claramente o que vem acontecendo no nosso organismo, por isso saber avaliá-las é de fundamental importância para um diagnóstico correto. 

Unhas que possuem manchas brancas, nos mostram que esse organismo está, principalmente, deficiente de zinco. Zinco é um nutriente que o nosso organismo necessita demais... para a formação do ácido clorídrico no nosso estômago; ele serve como antioxidante, então qualquer stress aumentado suga as fontes e reservas de forma assustadora, além de fazer parte na formação de várias estruturas do nosso corpo. 

Unhas que são frágeis e quebradiças nos apontam deficiências de cálcio, ferro, além do zinco... ou seja, uma anemia pode estar aparecendo já com a presença desses sinais e sintomas.

Unhas com estrias tanto na vertical como na horizontal nos mostram deficiência de magnésio e zinco.

Para confirmar o quadro de deficiência desses nutrientes podemos adicionar outros sinais e sintomas como zumbido no ouvido, má digestão, azia, gastrite, cabelo com queda, cólicas menstruais, irritação, oscilação de humor... enfim, esses são alguns problemas que podem também aparecer pela falta desses nutrientes no nosso organismo. 

Vale lembrar todo aquele quadro de disbiose iintestinal citado nos post de cabelos... é claro que uma má absorção faz com que esses nutrientes não sejam absorvidos de forma correta e não cheguem onde é necessário. 

Fontes importantes desses nutrientes estariam em: couve mineira, brócolis, beterraba, feijão, frutas e verduras variadas, gergelim moído.     

Um suplemento desenvolvido para você pode auxiliar. Suplementos já prontos, muitas vezes não te fornecem a dose que você deseja e os nutrientes necessários nas formas que são melhores absorvidos. 

Sempre lembre da variedade na alimentação e na eliminação de produtos que não são bem digeridos e absorvidos no organismo humano.

Beijo grande amores... 



2 comentários:

  1. Amei as informações acima. Gostaria que postasse algo sobre queda de cabelos.

    ResponderExcluir

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com