sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMPLETANDO...

Ontem o dia foi cheio... Mas continuando com a nossa relação com os doces quero completar a semana com mais 2 causas que nos fazem exagerar e depois nos arrepender demais em ter consumido algo doce, principalmente o chocolate... 

Na quarta conversamos sobre a questão da serotonina... Hoje iremos direcionar o papo para a disbiose intestinal e para a deficiência do mineral cromo. 

Lembra do post "CABELO, CABELEIRA, CABELUDA, DESCABELADA", pois então... lá tratamos sobre disbiose intestinal. Uma das causas, também, de vontade de comer doces pode ser esse desequilíbrio no intestino. Como nele há um mix de microorganismos, há também fungos que vivem lá. E esses, para sobreviverem, adoram doces, ou seja,  é como se eles pedissem o doce para se alimentarem. Quanto mais inadequada é a alimentação, mais lactobacilus morrem e os outros microorganismos ocupam esse espaço. A cândida é frequente aparecer em pessoas que não se alimentam bem e adoram um docinho. 

Para tratar isso podemos utilizar produtos como o óleo de coco, assim como o orégano e a canela.

óleo de coco, presente tanto no leite de coco quanto no coco fresco ralado é rico em ácido caprílico e ácido láurico, que possuem atividade antimicrobiana, inibindo principalmente o crescimento de Clamidia e candida albicans. 

O orégano e a canela também possuem atividade antimicrobiana, o que também auxilia na eliminação do excesso da cândida.

Além dos fungos, o mineral cromo, quando deficiente no organismo, pode aumentar a vontade de comer doces. Fontes desse mineral são cogumelos, aspargos (difícil, hein, quem como isso de forma saudável e regularmente?) e nozes. Por isso não esqueça da variedade... maçã, banana e ameia também possuem fontes de cromo, em menor quantidade, mas quanto mais variada a alimentação melhor é a captação dessas fontes, até porque não adianta dó consumir as fontes e o intestino não trabalhar de forma adequada prejudicando a absorção disso tudo.
  
E é isso... a próxima vez que ficar com vontade exagerada de consumir doces devemos primeiramente identificar a causa... 

1. Se é por falta de serotonina = vontade mais acentuada no final da tarde. 
2. Por fungos = a pessoa terá algum sintoma relacionado como candidíase, coceira nos ouvidos, fungos na pele, micoses, herpes. Além do que a vontade aumentará, principalmente, quando come-se algo saudável e a vontade de doce vem logo em seguida, ou seja, alimentou o corpo, mas não os funguinhos. 
3. Falta de cromo = Já que o cromo é responsável em tornar mais ativa a ação da insulina na captação da glicose, a falta dele faz com que esse mecanismo fique prejudicado, facilitando o aparecimento de uma resistência a insulina, o que gera um processo inflamatório e está muito relacionado com o aparecimento da obesidade, principalmente aumento de gordura abdominal. Então se a barriguinha aumentar, fique atento, pode ser, além de vários fatores, a falta desse mineral. 

Beijo gente e bom final de semana... 

Deixo aqui uma receitinha com cacau orgânico e que não vai leite, evitando assim, a disbiose intestinal e auxiliando no controle exagerado de consumo de doces. 

Pudim de amêndoas
Ingredientes
4 c.s. de amêndoas
2 c.s. de cacau em pó
1 xícara de água
1 xícara de açúcar demerara
5 unidades de ovo caipira
½ c. de café de essência de baunilha
Cobertura
1 ½ c.s. de cacau em pó
3 c.s. de açúcar demerara
1 c.s. de amêndoas
Modo de preparo
Pudim: Deixe as amêndoas de molho por 12 horas em ½ xícara de água. Coe as amêndoas e bata no liquidificador com a água, os ovos, o açúcar, o cacau e a essência de baunilha. Bata por 5 minutos. Despeje em uma pudineira untada e asse em banho maria por uma hora em forno médio (230ºC). Espere esfriar e desenformar. Cobertura: Coloque o cacau, o açúcar e a água em uma frigideira. Deixe ferver, mexendo sempre até formar uma calda grossa. Cortar as amêndoas em lascas. Regue o pudim com a calda e salpique as amêndoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com