terça-feira, 10 de maio de 2011


REPORTAGEM REALIZADA PARA O JORNAL SAÚDE E VOCÊ
CONFIRAM A APROVEITEM....



(Letra muito pequena... segue o texto original)

Saúde alimentar, vai muito além de calorias.

            Saber o que se deve comer para emagrecer já virou receitinha de bolo, ou seja, fácil, fácil, está em todas as revistas, sites da área e qualquer amigo sempre tem alguma dica para te dar. Mas será que emagrecer é só cortar calorias?
Sabemos que uma das principais queixas no consultório de nutricionistas hoje é realmente a vontade de perder peso que muitas vezes vem associado com uma sensação de “inchaço no corpo”. Hoje, com os avanços na área de Nutrição e com a difusão dos conhecimentos da Nutrição Funcional, entende-se que esse excesso de peso vai muito além de calorias e que essa sensação de inchaço pode sim estar ligada com uma má digestão e com um intestino que não funciona de maneira correta. Você talvez nunca tenha se dado conta de como o intestino é um órgão fundamental para o bom funcionamento e equilíbrio do organismo. Ele é responsável pela absorção de tudo o que comemos, ou seja, tudo passa por ele para então ser levado a todas as partes do nosso corpo. Se essa absorção está danificada ou lenta, esse mecanismo não realizará suas funções de forma correta e com isso o corpo não receberá a quantidade de nutrientes suficientes para o seu bom funcionamento. Mas e daí, o que isso tudo tem haver? Muitas vezes alimentos consumidos e vistos como saudáveis pela indústria e pela mídia acabam provocando um processo inflamatório dentro do nosso organismo. Pois bem, produtos como leite e derivados, produtos que contém glúten ou soja e produtos industrializados, possuem substâncias que nosso corpo não identifica ou não consegue digerir de forma correta, por isso acabam fermentando no nosso intestino e pior, matando os lactobacilos, microorganismos fundamentais para a saúde intestinal e produção de fezes. Esse inadequado reconhecimento e má digestão dessas substâncias provocam um processo de permeabilidade intestinal, ou seja, o intestino tenta de todas as formas “empurrar” essas substâncias para dentro do organismo afim de não entupi-lo. Essa entrada de substâncias estranhas e mal digeridas provoca inflamação, ou seja, como o organismo não identifica essas substâncias, ele tenta expulsar ativando o sistema imune. Tudo que inflama, incha e também não é diferente com o nosso organismo. Para saber se o seu intestino está funcionando de maneira adequada não basta só ir diariamente ao banheiro, ele precisa apresentar as características de fezes do tipo 4 da escala de Bristol Stool Chart. Então vamos lá, fezes saudáveis devem vir sem dores, sem sangue, no formato de uma salsicha, na cor marrom claro, afundarem sempre, confirmando que há presença de fibras e que elas estão sendo hidratadas com água, assim alimentando os lactobacilos, e o mais importante, não terem odor, isso mesmo, intestino saudável não produz fezes mal cheirosas. Se as suas fezes estão vindo mal cheirosas saiba que pode ser pelo motivo desses resíduos fermentarem de forma inadequada e apodrecerem ao longo doa 6 a 7 metros de intestino que nós temos.
Então, a próxima vez que você relatar que precisa emagrecer e que está inchado lembre, isso vai muito além de calorias, só eliminar calorias da sua alimentação não vai solucionar o problema, pois o organismo vai chegar em um momento que vai se acostumar com essa nova demanda energética que você está ingerindo e vai iniciar um processo de desaceleração metabólica. Você tem que tratar o problema, sempre! Lembre-se: Inflamou - inchou, inchou - reteu água, água pesa, e muito, e pesa também na balança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com