terça-feira, 17 de maio de 2011

A JANTA DE HOJE É... "SOPA"

Friozinho bom demais, ainda mais com um dia desses de muito sol e céu azul, azul, sem nenhuma nuvem... Inspirador, não?!



Então... para que o inverno seja chiquérrimo e cheio de tendências não vale vacilar na alimentação.

Quero hoje deixar uma dica bem esperta... O grande problema de muitas pessoas no inverno acaba sendo a falta de opções saborosas para o jantar... Então, como acredito que combinações rápidas, práticas e saborosas são desejos de todos,  hoje vou de sopa.


Lembre dos 4 grupos que devem compor seu jantar: verduras + proteína animal + proteína vegetal + carboidratos. Para compor esse prato super prático, vai dizer, é só colocar tudo lá e pronto... tcham, tcham, tcham, tcham... é só servir, vamos ao passo a passo:

1. Refogue uma cebola e um tomate picadinhos em 1 fio de óleo, se desejar pode colocar um dente de alho picadinho também.

2. Acrescente a proteína animal. Dê uma douradinha na carne, se você optou por frango ou carne bovina, se você optou pelo ovo deixe ele para o final.

3. Acrescente a água já fervendo.

4. Adicione as verduras de sua preferência: cenoura, vagem, couve flor, brócolis, abóbora, chuchu... respeitando o tempo de cocção de cada um, ou seja, inicie pelo que tem tempo de cocção maior e vá acrescentando os demais.

5. Junte algum tipo de leguminosa, na sopa já testei ervilha, lentilha e grão de bico, ficam uma delícia. Se você optar pelas ervilhas já prontas que vem congeladas, deixe-as para o final também.

6. E não poderia faltar um carboidrato, né gente, afinal frio faz agente ter que se aquecer mais e isso pede mais esforço do nosso organismo, o qual tem que estar preparado para essa atividade cheinho de energia, e quem disponibiliza isso a ele???? Os carbs... Opções? Arroz integral, claro, meu favorito, as vezes até o que sobrou do almoço mesmo. Aipim vai super bem, batata doce, cará e inhame, hummmm... você nem tinha pensado neles, não é... pois é, a regra da noite é, tem que ser carboidrato integral ou algum tubérculo que evita que a necessidade de insulina seja aumentada e não favoreçe a absorção do que não precisamos.

7. Deixe tudo ficar cozido, delicioso e saudável... e pronto... Se quiser picar algumas folhas de couve manteiga bem fininha ou até mesmo só rasgá-las, fica super bom e nutritivo, é mais cálcio e magnésio no seu corpo. Nem precisa fever, só com o calor ela já murcha.

8. Já no prato a opção para substituir o queijo ralado é o gergelim torradinho e moído ou até mesmo tempero verde bem picadinho.

Não ficou super prático???

Agora não tem desculpa, hein...

Tente, teste, experimente...



Beijos amores e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amores... Deixem seu comentário sempre. Podem perguntar, questionar, criticar, elogiar... Irei ler e responder com o maior carinho. Também podem enviar para andressascarduelli@hotmail.com